Banana
Todo o tutor quer dar ao seu amigo peludo uma vida longa e saudável. Partilhar banana com o teu cão é uma maneira fácil de ajudar a alcançar esse objetivo.
A banana oferece ao cão alguns dos mesmos benefícios para a saúde que oferecem aos humanos. Aqui estão 6 grandes benefícios que deves conhecer:
1. Ajuda a Manter a Pressão Arterial Saudável
A banana é rica em potássio e vitamina B6. Estes dois nutrientes podem ajudar a regular o fluxo sanguíneo. A pressão arterial baixa equivale a uma função cardíaca mais saudável.
2. Fortalecer os Músculos
A banana também é rica em magnésio, que desempenha um papel importante na manutenção muscular. Para cães ativos, comer banana pode ajudar a garantir que mantenham músculos fortes.
3. Aumentar a Força dos Ossos
O potássio na banana pode reduzir a perda de cálcio nos ossos. E o magnésio nela ajuda a promover o crescimento saudável dos ossos.
4. Melhora a Função Cerebral
Além de melhorar a saúde do coração, a vitamina B6 pode promover a capacidade cognitiva. Isso significa que a banana ajuda a manter a mente do cão ativa.
5. Reforça a Imunidade
Se o teu cão come banana, isso pode ajudar a aumentar a resistência a doenças. As bananas contêm vitamina C, um antioxidante que ajuda os cães a curar e reparar mais depressa.
6. Melhora a Saúde Digestiva
Uma banana de tamanho médio tem 2,6 gramas de fibra dietética, o que pode ajudar a regular o trato digestivo. As bananas também são um prebiótico que alimenta os probióticos (as boas bactérias no intestino).
A Banana proporciona uma boa variedade de Antioxidantes
Um dos benefícios mais notáveis da banana é que elas são ricas em compostos bioativos que exibem poderosas propriedades antioxidantes, incluindo "fenólicos, carotenoides, aminas biogénicas e fitoesteróides". Entre estes, os fenólicos são os principais compostos que contribuem para a capacidade desta fruta de ajudar a reduzir o risco de stress oxidativo. Alguns dos compostos fenólicos presentes nas bananas incluem catequinas, epicatequinas e ácido gálico.
As catequinas, em particular, ajudam a combater os danos oxidativos através de diferentes vias. De acordo com um estudo publicado na Biomedical Dermatology, as catequinas não só ajudam a capturar os radicais livres, como também ajudam a inibir os danos causados pelos raios UV e poluição, ativam a síntese de colágeno e inibem a produção de enzimas responsáveis pela degradação do colágeno.
Num outro estudo publicado na Toxicology Reports, verificou-se que o ácido gálico exibe efeitos protetores contra o stress oxidativo induzido por chumbo em ratos. Segundo os pesquisadores, este composto pode ajudar a reverter os danos oxidativos causados pela toxicidade do chumbo "não por diminuir a bioacumulação [do chumbo], mas por melhorar as defesas antioxidantes".
Como os flavonóides podem beneficiar o teu animal de estimação
Outro tipo de composto fenólico encontrado nas bananas são os flavonoides. Segundo um artigo na Food Quality and Safety:
"Entre os flavonoides detectados na banana estão quercetina, miricetina, kaempferol e cianidina, que proporcionam benefícios para a saúde principalmente porque atuam como captadores de radicais livres, ROS e RNS."
Além da sua ação antioxidante, esses flavonoides exibem outras propriedades terapêuticas promotoras da saúde. Por exemplo, verificou-se que a quercetina ajuda a reduzir o risco de obesidade em animais, inibindo a disfunção mitocondrial causada pelo stress oxidativo. Também exibe propriedades anti-inflamatórias, que têm sido associadas à melhoria do metabolismo lipídico em cães obesos.
Além disso, a miricetina tem sido estudada pelos seus potenciais efeitos sobre o osteossarcoma canino, um cancro ósseo agressivo que representa cerca de 85% de todos os tumores ósseos caninos. Segundo um estudo publicado no Journal of Cellular Physiology, a miricetina ajudou a suprimir a proliferação de células cancerosas e a replicação do DNA, aumentando a apoptose entre as linhas celulares de osteossarcoma. Os pesquisadores concluíram que a miricetina pode ser um "agente terapêutico potencialmente eficaz e menos tóxico" para reduzir o risco e controlar a progressão do osteossarcoma canino.
Os carotenoides podem ajudar a suportar a imunidade e a visão do teu animal de estimação
No estudo mencionado anteriormente publicado na Food Quality and Safety, verificou-se que as bananas também são ricas em carotenoides, incluindo alfa-caroteno, beta-caroteno, licopeno, luteína e beta-criptoxantina. As propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias desses compostos podem ajudar a proteger os olhos do teu animal contra espécies reativas a oxigénio (ROS) e inflamação, que podem causar doenças oculares relacionadas à idade.
Os carotenoides também podem ajudar a melhorar a saúde imunológica do teu animal. Um estudo publicado no Journal of Veterinary Internal Medicine avaliou os efeitos dos carotenoides, particularmente o beta-caroteno, nas respostas imunológicas de cães jovens e idosos. Os resultados mostraram que o beta-caroteno ajudou a restaurar as respostas imunológicas dos cães mais velhos. Este composto é encontrado em maiores quantidades nas bananas de polpa amarela e laranja.
Fitoesteróides podem ajudar a otimizar o colesterol
Outro composto notável encontrado nas bananas é o fitoesterol. Segundo um artigo na Frontiers in Pharmacology:
"Várias pesquisas relataram que [os fitoesteróides] possuem uma ampla variedade de propriedades farmacológicas interessantes, incluindo efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes, antidiabéticos, quimiopreventivos e antiateroscleróticos."
O mecanismo de ação dos fitoesteróides reside na sua estrutura semelhante à do colesterol, o que lhes permite competir com o colesterol pela absorção intestinal. Um estudo publicado na Domestic Animal Endocrinology avaliou o efeito dos fitoesteróides nos níveis de lipoproteínas de baixa densidade (LDL), ou "mau" colesterol, em cães. Os pesquisadores descobriram que este composto ajudou a reduzir os níveis de LDL enquanto aumentava a lipoproteínas de alta densidade (HDL), o colesterol bom.
Outros nutrientes encontrados nas bananas
As bananas são conhecidas por serem uma fonte rica de potássio, fornecendo 33 mg deste mineral por porção de uma colher de sopa. Este mineral desempenha um papel na regulação da frequência cardíaca e dos níveis de pressão arterial. Uma porção de uma colher de sopa de bananas também contém cerca de 0,8 mg de vitamina C, que é outro antioxidante que atua como cofator para vários processos biológicos, incluindo a síntese de colágeno, função imunológica e cicatrização de feridas, entre outros.
As bananas também são ricas em fibras, especialmente na variedade verde. Bananas verdes contêm amidos resistentes e pectinas, que são uma boa fonte alimentar de prebióticos. Ao contrário dos suplementos prebióticos, fontes alimentares integrais de fibras prebióticas podem ajudar a nutrir as bactérias benéficas no trato digestivo do seu animal sem o risco de supercrescimento bacteriano no intestino delgado (SIBO) e outros problemas gastrointestinais. Bananas verdes (não maduras) têm substancialmente menos açúcar do que a fruta madura, então, para os animais de estimação, quanto mais verdes, melhor.
O Lado Negativo da banana
Agora sabes que os cães podem comer banana e que elas são uma adição saudável à dieta do teu cão, mas não deves exagerar. Se o fizeres, os benefícios podem rapidamente se transformar em desvantagens.
As bananas têm açúcares e amidos naturais. Para referência, uma banana de tamanho médio tem 14 gramas de açúcar e cerca de 6 gramas de amido.
Muito açúcar e amido podem ser prejudiciais para o teu cão. O ganho de peso pode ser um problema. Como nos humanos, a obesidade nos cães pode ocorrer quando eles comem dietas ricas em amidos.
Embora as bananas ofereçam benefícios digestivos, alimentar em demasia pode resultar em problemas estomacais. O excesso de açúcar, por exemplo, pode muitas vezes causar diarreia. E para alguns cães, comer muita banana pode também levar à obstipação.
Posso dar Banana ao meu gato?
Se o gato parecer interessado nesta fruta, podes tentar dar-lhe algumas pequenas quantidades. No entanto, é altamente improvável que o teu gato tenha gosto por banana, uma vez que eles não são atraídos por alimentos doces, ao contrário dos cães e dos humanos. Em vez disso, preferem alimentos que têm gosto de produtos de origem animal, o que diz muito sobre sua natureza como carnívoros obrigatórios.
Como oferecer banana ao cão
A quantidade de banana que o teu cão pode comer depende do tamanho dele.
O Wise and Wonderful Integrative Veterinary Center sugere:
- Cães médios a grandes devem receber apenas metade de uma banana de tamanho normal.
- Cães pequenos ou de raças miniatura devem comer apenas 2 ou 3 fatias pequenas.
Devido ao seu conteúdo de açúcar, as bananas são melhores quando dadas apenas como um petisco. Em geral, os petiscos devem constituir apenas 10% da ingestão calórica diária do teu cão.
Formas de servir banana ao teu cão
Existem inúmeras maneiras de servir bananas ao seu cão. Se está à procura de ideias, aqui estão algumas que pode experimentar:
Mistura banana com a alimentação do teu cão
Esmaga e coloca dentro de um dos brinquedos dele para enriquecimento ambiental
Dá uma textura sólida às bananas congelando-as e depois cortando-as em pedaços, ou desidrata-as num desidratador ou forno a baixa temperatura.
Em biscoitos caseiros para cães que usa banana como ingrediente como os da Benny’s Cuits.
Quando se trata da dieta do teu cão, deves ser cuidadosa com o que ele come. Afinal, a comida que ofereces é a base de uma boa saúde.
Os cães são carnívoros. Mas são capazes de comer uma dieta mista que inclui frutas e vegetais. E, com seus diversos minerais e vitaminas, a banana é uma ótima adição a uma dieta equilibrada.
Se deixares o teu cão comer banana, lembra-te de que a moderação é fundamental. Desta forma, ele colherá os benefícios e evitará as consequências negativas.
Referências Bibliográficas
· Dogs Naturally, Can Dogs Eat Bananas? Get The Facts
· Bananas: A Beloved Fruit to Help Boost Your Pet’s Health, Bark & Whiskers
· Bioactive compounds in banana and their associated health benefits – A review, Food Chem. 2016 Sep
· Activity of catechins and their applications, Biomedical Dermatology, 2020
· Bone Cancer in Dogs, American Kennel Club Canine Health Foundation, 2010
· Phytosterols: From Preclinical Evidence to Potential Clinical Applocations, Front Pharmacol, 2020
· Bananas, raw. FoodData Central. USDA
· Vitamin C. National Institutes of Health
· Health Benefits of Green Banana Consumption: A Systematic Review. Nutrients. 2019 Jun