Como evitar Golpe de Calor e manter o meu cão fresco
Com o aumento das temperaturas no Verão, os nossos animais podem sobreaquecer, muito facilmente na rua ou dentro de carros. Tomar precauções e estar atento aos sinais de golpe de calor, vai garantir que o teu cão está seguro e fresco durante todo o Verão.
Não esquecer que a temperatura não é o único fator a ter em conta. Humidade também é um fator importante. Os animais arfam para evaporar vapor dos seus pulmões, o que também ajuda-os a baixar a temperatura do corpo. Se a humanidade é muito alta, eles são incapazes de se refrescar desta forma e a sua temperatura corporal pode aumentar bastante e rapidamente.
Sempre que está calor na rua, certifica-te que o teu cão tem acesso a uma sombra natural e a água fresca - se as temperaturas estão muitas altas convém eles terem acesso a espaços frescos no interior da casa.
Precauções durante os meses de Verão
O mais lógico seria pensar em tosquiar completamente cães de pêlo comprido no Verão, mas isto pode acabar por ser contraproducente.
O pelo tem como objetivo, não só os manter quentes durante o Inverno, mas também frescos durante o Verão. O que pode acontecer, ao tosquiarmos estes cães, é estarmos a fazer mais mal que bem. Ao serem totalmente tosquiados a pele fica assim exposta à luz solar o que pode provocar queimaduras de sol, tal como em nós.
Um protetor solar, não tóxico, seguro para animais pode ser usado para proteger o teu cão de queimaduras solares. Isto é especialmente importante se o teu cão tem zonas sem pelo, pelo muito curto ou branco e tem um nariz de cor clara ou rosa - ou passam muito tempo deitados ao sol de barriga para cima.
Guardar os passeios mais longos para de manhã cedo e fim do dia, quando está mais fresco. Muito cuidado com a temperatura do chão, principalmente alcatrão. Até quando estão temperaturas entre os 26-32 graus C, o chão pode chegar a temperaturas de 60 graus C.
Isto significa que o teu cão pode sofrer de queimaduras nas patas, e não só. O calor emanado pelo alcatrão pode rapidamente sobreaquecer um animal próximo do chão. Se possível, passeia o teu cão em zonas de relva para evitares superfícies quentes e limita o exercício exterior em dias de muito calor.
Não deixes o teu cão dentro de um carro, mesmo que não esteja muito calor
Um cão não deve ser deixado dentro de um carro durante os meses de Verão, mesmo que a temperatura pareça estar amena. A temperatura dentro de um carro pode subir até aos 45 graus C em apenas 10 minutos, mesmo em dias em que estão pouco mais que 20 graus C.
Sinais de Golpe de Calor
Se a temperatura do teu cão chegar aos aos 42 graus C ou mais, o resultado é um golpe de calor. Mas a partir de uma temperatura de 40 graus C, temos de ficar atentos. Eu recomendo a aprenderem a tirar a temperatura ao vosso cão por via retal e investirem num termómetro digital apenas para ele. Podem pedir ao vosso veterinário para vos ensinar a retirar a temperatura corretamente.
Isto pode ser útil caso um dia precisem de saber a sua temperatura. De qualquer forma, em caso de dúvida procura ajuda médico veterinária.
Qualquer cão pode ser afetado, mas algumas raças têm um risco maior de golpe de calor, incluindo raças braquiocefálicas (cães com focinho achatados e narizes curtos), cães seniores, cachorros, cães com excesso de peso e cães com doença cardíaca ou respiratória.
Sintomas de Golpe de Calor incluem:
Os primeiros sinais clínicos sugestivos de golpe de calor em animais de estimação são:
Respiração ofegante;
Aumento da frequência cardíaca;
Inquietação, procura de locais sombrios;
Salivação excessiva;
Dificuldade respiratória (especialmente, em cães que já tenham problemas respiratórios)
Temperatura elevada (40,5° C ou superior)
Gengivas e língua vermelhas;
Olhos vidrados
Vómitos e/ou diarreia.
Em estados mais avançados é comum observar-se:
Convulsões;
Fraqueza ou colapso;
Pouca reação a estímulos externos;
Confusão.
Colapso e coma
O que fazer se o teu cão estiver com um Golpe de Calor
Se pensas que o teu cão está a sofrer com um Golpe de Calor, deves agir imediatamente pois o teu cão pode correr perigo de vida.
Abaixo podes encontrar uma lista de conselhos de deves seguir:
Leva o teu animal para um lugar fresco, de preferência uma área bem ventilada;
Oferece-lhe pequenas porções de água, mas nunca forces a sua ingestão;
Arrefece o teu cão, derramando pequenas quantidades de água tépida sobre o pelo. Evita usar água fria, pois esta leva a uma diminuição do aporte sanguíneo para a pele, reduzindo, consequentemente, a capacidade de regulação térmica. Em alternativa usa uma toalha embebida em água tépida, que deverá ser renovada a cada 5 minutos;
Depois das etapas acima mencionadas terem sido iniciadas, entra em contacto com o teu veterinário. Mesmo que o teu animal pareça ter recuperado, é de extrema importância ser observado por veterinários. Muitos dos sinais mais graves associados ao golpe de calor podem não ser imediatamente perceptíveis. Em casos extremos pode haver a necessidade de internamento.