Os perigos do Natal para os nossos cães e gatos

O meu desejo para esta época de Festas é que tu, a tua família e teus animais de estimação tenham um Feliz Natal e em segurança. Com toda a família junta e tanta coisa a acontecer, é fácil esquecer os riscos que esta época do ano representa para os nossos amigos peludos. Embora a maioria destes riscos possam ocorrer ao longo do ano, existe definitivamente picos nesta altura do ano, provavelmente devido à abundância de guloseimas saborosas e à sua acessibilidade.

Chocolate

Com as mesas muitas vezes cheias de chocolate (e alimentos que o contêm) durante o período de Natal, é super importante mantê-los fora do alcance dos animais de estimação. Mesmo que esteja embrulhado e debaixo de uma árvore, ou em cima de uma mesa os cães conseguem farejá-los e podem conseguir acedê-los. O chocolate contém teobromina, que pode causar sintomas como taquicardia (batimento cardíaco acelerado), espasmos musculares, vómitos, diarréia e convulsões. Pode ser letal em grandes concentrações ou quantidade.


Doces de Natal, bolos e tortas que contenham sultanas, passas ou uvas

Passas, sultanas e uvas são ingredientes essenciais para muitas das guloseimas favoritas de Natal e mas estas são muito perigosas se consumidas pelos nossos cães e gatos. Sultanas, passas e uvas podem causar lesões renais agudas, que podem levar à insuficiência renal, se consumidas pelos nossos amigos de quatro patas. Ainda não se sabe o que causa a toxicidade nem existem quantidades mínimas ou máximas.


Nozes de Macadâmia

Com o pico do consumo de nozes na época do Natal, existem riscos associados para os nossos animais. As nozes e cascas podem representar risco de asfixia e também causar problemas intestinais. Principalmente as nozes de macadâmia apresentam um risco adicional, pois a sua ingestão pode provocar fraqueza, depressão vómitos, tremores, hipertermia e paralisia nas patas traseiras.


Ossos cozinhados

Ossos cozinhados de carne e aves e espinhas de peixe representam uma ameaça perigosa para animais de estimação. Ossos cozinhados são quebradiços e, portanto, podem lascar quando mastigados. Estes ossos também não são digeridos o que pode causar perfuração ou obstrução do trato digestivo. Para além de não alimentares restos com ossos cozinhados, certifica-te que os teus animais de estimação não têm acesso ao lixo.


Receitas que contenham cebola

Cebolas e produtos que contenham cebolas, como molhos e recheios, podem causar problemas gastrointestinais e causar danos aos glóbulos vermelhos e anemia em cães e gatos. Os vegetais relacionados, alho francês e cebolinho, também podem ter os mesmos efeitos.


Fitas de Natal e fitas e laços de embrulhos

Se tiverem oportunidade, gatos e gatinhos irão brincar com as fitas usadas para embrulhar presentes. Estas podem ser engolidas e ficar presos nos intestinos do gato, causando bloqueios potencialmente fatais. Brincar com enfeites da árvore de Natal pode causar os mesmos problemas em gatos e outros animais, incluindo furões.


Árvores de Natal, enfeites e luzes

Muitos gatos podem tentar subir à árvore de Natal, colocando-se em perigo. É aconselhável garantir que as árvores estejam bem assentadas para que seja menos provável que sejam derrubadas. Limitar o acesso à sala que contem a árvore quando não há supervisão é uma boa ideia. A ingestão de agulhas de pinheiro por animais de estimação pode causar problemas gastro intestinais.

As bolas de Natal são particularmente fascinantes para os gatos. As bolas de vidro podem partir-se, criando cacos afiados, perigosos para animais e crianças. Os cães podem mastigar as bolas e outras decorações. Isto pode causar lacerações na boca ou obstruções intestinais.

As luzes representam a possibilidade de os patudos ficarem presos nos fios, o que pode fazer com que o animal entre em pânico e se magoe. Se ingeridos, os bulbos podem ser perigosos e também existe o risco de eletrocução para animais que roem os fios elétricos.


Plantas de Natal

Algumas plantas trazidas para casa no Natal, incluindo azevinho e Estrela-de-Natal, são tóxicas para cães e gatos e podem causar vômitos e diarreia. Se tens estas plantas em casa, é melhor mantê-las fora do alcance dos animais.

Em caso de emergência

Mantem-te calma e entra em contato com o teu Médico Veterinário o mais depressa possível. Pode ser necessário deslocares-te assim que possível para o Veterinário poder administrar tratamento.

Caso estejas em caso de familiares informa-te qual o Centro Veterinário mais próximo que está aberto 24 horas e entra em contato com eles.


Feliz Natal!

Próximo
Próximo

Como evitar Golpe de Calor e manter o meu cão fresco