Abóbora

A abóbora é uma excelente adição à dieta dos cães ou gatos, oferecendo benefícios nutricionais e medicinais. Rica em fibras, ajuda a regular o sistema digestivo, aliviando tanto a diarreia quanto a prisão de ventre. Contém vitaminas A, C e E, além de antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico e promovem a saúde da pele e do pelo.

Quais são os benefícios da Abóbora?

Abaixo estão algumas das propriedades da abóbora que ajudam na saúde dos nossos animais.

1. Vitaminas e Minerais 

A abóbora está repleta de nutrientes de que o cão e gato necessitam. É uma ótima fonte de Vitaminas A, E e C, que são importantes para o sistema imunitário, função cerebral, olhos e saúde da pele. 

A abóbora também contém minerais importantes como potássio, cobre, manganês e ferro, que desempenham cada um o seu papel nas funções celulares.

2. Saúde Ocular 

Tal como outros vegetais laranja, a abóbora contém muito beta-caroteno, que é um precursor da vitamina A. Uma vez convertido em vitamina A no corpo, ajuda a melhorar a visão, além de reforçar a imunidade geral, a saúde da pele e do pelo. O carotenoide zeaxantina também protege os olhos contra danos provocados pela luz. 

3. Antioxidantes 

Os antioxidantes protegem contra radicais livres perigosos no corpo. Os radicais livres são células danificadas que roubam moléculas de outras células. São um subproduto natural do metabolismo e da exposição a toxinas no ambiente. Mas, se os radicais livres não forem controlados, podem prejudicar as células do cão e do gato e até o seu ADN. 

Os antioxidantes na abóbora incluem estes pigmentos vegetais, chamados carotenoides: 

  • Beta-caroteno 

  • Zeaxantina 

  • Beta-criptoxantina 

Os carotenoides ajudam a reduzir o risco de cancro e de doenças degenerativas. Estudos mostram que também podem ser benéficos para a saúde óssea. Tal como o beta-caroteno, a beta-criptoxantina também forma vitamina A. A zeaxantina contribui para retardar o processo de envelhecimento, melhorar a saúde cardíaca, aumentar os níveis de glutationa e reduzir a inflamação da pele. 

4. Antiparasitário

As sementes de abóbora são uma forma natural e eficaz de eliminar parasitas do trato digestivo do seu cão e do gato. As sementes contêm o aminoácido cucurbitina, que paralisa os parasitas. Estudos em ratos e cachorros mostraram a capacidade das sementes de abóbora para eliminar estes parasitas intestinais.

 5. Fibra 

A abóbora é uma boa fonte de fibra, o que é ótimo para a saúde digestiva. A fibra solúvel presente na abóbora absorve água, o que pode ajudar a solidificar as fezes moles quando o seu animal de estimação tem diarreia. 

A fibra também pode ajudar com o problema oposto, desempenhando uma função laxante ajudando nas fezes duras no caso de prisão de ventre. 

A fibra na abóbora pode ainda ajudar o seu animal a sentir-se saciado por mais tempo e pode ajudar a prevenir problemas nas glândulas anais dos cães. 

 

As sementes de Abóbora são tão nutritivas quanto a polpa

O óleo nas sementes de abóbora contém α-tocoferol, γ-tocoferol, α-tocotrienol e γ-tocotrienol. Estes compostos bioativos são tão potentes que extratos de diferentes partes da planta da abóbora têm propriedades antidiabéticas, antibacterianas, antioxidantes e anticancerígenas. 

Também podes adicionar uma pitada de sementes de abóbora como "topping" ou como percentagem de sementes nas refeições do teu animal de estimação. As sementes de abóbora são ricas em aminoácidos, fitoesteróis, compostos fenólicos e cucurbitacinas. Estes compostos bioativos tornam as sementes de abóbora um ingrediente medicinal promissor, graças às suas propriedades anti-helmínticas, antidiabéticas, antidepressivas e citoprotetoras. 

Além disso, as cucurbitacinas podem ajudar a conter infeções microbianas e parasitárias nos animais. Num estudo de 2020 publicado no International Journal of Molecular Sciences, os pesquisadores destacaram as capacidades antiparasitárias das sementes de abóbora, graças à cucurbitina, cucurbitacina B e cucurmosina. 

No entanto, não devemos confiar apenas nas sementes de abóbora para remover parasitas do trato digestivo dos nossos animais de estimação. Se suspeitares que o teu animal tem uma infeção parasitária, consulta um médico veterinário integrativo.

 

Como a Abóbora ajuda com diarreia ou prisão de ventre

A abóbora pode frequentemente ser uma solução simples para diarreia leve ou prisão de ventre em cães e gatos. O segredo está no conteúdo de fibra, que pode ajudar em ambas as condições. 

Se o teu animal de estimação tiver diarreia, adiciona puré de abóbora à comida dele durante alguns dias, até que as fezes fiquem mais firmes. A fibra absorve e ajuda a remover o excesso de água do trato digestivo. 

Para a prisão de ventre, também se pode adicionar puré à alimentação. Certifica-te de que ele bebe bastante água, pois a desidratação também pode ser uma causa de prisão de ventre. A fibra absorve a água extra e ajuda a facilitar os movimentos intestinais. 

Seja em caso de diarreia ou prisão de ventre, se o teu animal de estimação não melhorar em alguns dias, entra em contato com um medico veterinário pois será necessário descobrir o que está a causar o problema para se considerar outras soluções.

 

Como Dar Abóbora ao seu Cão 

As partes valiosas da abóbora são as sementes e a polpa. 

Polpa de Abóbora

Podes oferecer ao teu cão abóbora cozinhada ou em puré como parte da percentagem vegetal da refeição regular. 

O ideal é oferecê-la cozinhada até a polpa estar macia (de preferência cozinhar a vapor para haver menos perda de nutrientes), e fazer em puré de forma a aumentar a digestibilidade e absorção dos nutrientes. Caso o cão prefira algo mais mastigável, pode ser oferecida em cubos.

Quantidades diárias:

  • Os gatos podem comer entre 5 a 15% de vegetais por dia. Para um gato 10g de abóbora seria uma boa quantidade inicial. Caso seja um gato de raça grande, como um Maine Coon, dar um pouco mais.

  • Os cães podem comer entre 5 a 20% de vegetais por dia. Para cada 10kg dar cerca de 20g de abóbora.

 

Sementes de Abóbora

As sementes de abóbora são pobres em gordura e ricas em proteína. Ao usar as sementes, certifica-te de que dás ao teu cão apenas sementes cruas e ao natural, e não as sementes de abóbora salgadas e torradas.

A melhor forma de dar as sementes ao teu cão é triturá-las para que ele consiga aproveitar todos os seus benefícios.

Como preparar:

  • Coloca as sementes num recipiente e cubra-as com água filtrada levemente salgada (para cada ½ litro de água adiciona e mistura ¼ de colher de sal).

  • Deixa de molho por 12h a 24h. Este cuidado reduz a concentração de anti-nutrientes, como o ácido fítico, que interferem na absorção intestinal de minerais. Depois deste período, lava com água, coa e deixa secar.

  • Coloca as sementes num processador de alimentos ou moedor e tritura as sementes até estarem completamente trituradas.

  • Guarda num recipiente hermeticamente fechado no frigorifico por até 7 dias ou congela por até 30 dias.

     

Quantidade a oferecer:

¼ de colher de chá para cada 5kg de peso, misturado na alimentação.

 

 

 

Referências bibliográficas

·      Bark & Whiskers ; Pumpkin: A Spooky Halloween, Staple That’s Nutritious, Too

·       Dogs Naturally Magazine; Health Benefits Of Pumpkin For Dogs; Nov 2022

·       Cachorro Verde; Sementes para Cães e Gatos; Out 2021

·       CyTA – Journal of Food; Antioxidant potential of phytochemicals in pumpkin varieties belonging to Cucurbita moschata and Cucurbita pepo species, Jul 2020

·       Antioxidantes (Basel); A Mechanistic Review of Beta-Carotene, Lutein, and Zeaxanthin in Eye Health and Disease; Out 2020

·       USDA FoodData Central; Pumpkin, cooked, boiled,drained, without salt

·       ScienceDiret; Carotenoids in Pumplin and Impacto f Processing Treatments and Storage; 2015

·       Scientific African; The potential of pumpkin seeds as a functional food ingrediente: A review; Nov 2020

·       Int J Mol Sci; Evaluation of Anthelmintic Activity and Composition of Pumpkin (Cucurbita pepo L.) Seed Extracts-In Vitro and in Vivo Studies; Set 2016

 

 

 

 

Próximo
Próximo

Poder Medicinal dos Cogumelos